Quadrinista veterano, Brandão comenta como os iniciantes podem dar os primeiros passos no segmento de quadrinhos.
Com mais de 20 anos de atuação no mercado de quadrinhos e ilustrações, Daniel Brandão já formou milhares de alunos no estúdio que leva seu nome. Com opções de cursos em diferentes segmentos dentro do universo das HQs, Daniel irá ministrar a oficina “Do sonho à realização: os caminhos do empreendedorismo com HQ”.
Na entrevista a seguir, Daniel explica os primeiros passos para quem deseja entrar de forma profissional no ramo de quadrinhos, onde estão as melhores oportunidades e como os iniciantes podem se preparar.
– Quais as principais vertentes de atuação do mundo das HQs?
No caso dos quadrinhos, as principais vertentes são, em termos de mercado, podemos falar do mercado americano de quadrinhos, o mercado estrangeiro de quadrinhos, porque, hoje em dia, têm agências que trabalham com o mercado europeu. Existe o quadrinho autoral, no Brasil é o que mais vinga.
Ou a autopublicação, publicação por meio de pequenas editoras, através de editais, ou financiamos coletivos. E tem trabalho para algumas empresas, sejam de livros didáticos, paradidáticos, empresas como a Maurício de Sousa Produções. Também o quadrinho como forma de educação, ou seja, você ensinar quadrinhos, oferecer oficinas, ter cursos, palestras, bate papos.
Em relação a área de atuação, além de você poder ser professor, pode ser escritor, desenhista de quadrinhos, arte finalista, colorista, letrista, editor, crítico, divulgador, promover eventos relacionados a quadrinhos.
Fonte: https://empregosecarreiras.opovo.com.br/profissional/entrevista-daniel-brandao-explica-as-possibilidades-de-empreendedorismo-em-hqs/
Pesquise sobre algum escritor de Hqs ou cartunista e escreva sobre como ele começou sua carreira. Será que seria uma boa carreira para você? Porque sim ou porque não?